Patrono

Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac foi um jornalista e poeta brasileiro.


Olavo Bilac (1865-1918) nasceu no Rio de janeiro, no dia 16 de dezembro de 1865. Era filho do cirurgião militar Brás Martins dos Guimarães e de Delfina Belmira Gomes de Paula. Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac, morreu no Rio de Janeiro, no dia 28 de dezembro de 1918.


Conhecido por sua atenção a literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, era republicano e nacionalista; também era defensor e idealizador do serviço militar obrigatório. Bilac escreveu a letra do Hino à Bandeira.


Foi membro-fundador da Academia Brasileira de letras, em 1896, criando a cadeira número 15, cujo patrono é Gonçalves Dias.


Em 1891, foi nomeado oficial da Secretaria do Interior do Estado do Rio. Em 1898, inspetor escolar do Distrito Federal, cargo em que se aposentou, pouco antes de falecer. Foi também delegado em conferências diplomáticas e, em 1907, secretário do prefeito do Distrito Federal. Em 1916, fundou a Liga de Defesa Nacional.


Foi membro fundador da Liga da Defesa Nacional e, posteriormente, em reconhecimento da sua luta em defesa da Pátria foi instituído como seu patrono.


Um dos fundadores da Liga da Defesa Nacional (da qual foi secretário-geral), lutou pelo serviço militar obrigatório, que considerava uma forma de combater o analfabetismo.


Pelotas, RS, 07 de setembro de 2012.

____________________________________
CLAUDIONOR DE VARGAS NASCIMENTO
PRESIDENTE LDN NÚCLEO MUNICIPAL DE PELOTA
Visitantes até agora: 2718

Liga da Defesa Nacional Núcleo Municipal de Pelotas.
Desenvolvido por HuzzeIT